Google search engine

Beber água gelada é ruim para você? Riscos e benefícios

Beber água gelada geralmente não é prejudicial e até mesmo traz benefícios positivos para pessoas saudáveis. É popular, pois 79% das pessoas em uma pesquisa afirmaram preferir beber água gelada, especialmente em dias quentes ou após o exercício, devido à sensação de frescor que proporciona. Vários estudos sugeriram que ela ajuda a aumentar a taxa metabólica, auxilia na perda de peso e contribui para elevar a pressão arterial baixa.

No entanto, a água gelada pode ter desvantagens para aqueles com certas condições médicas, as quais devem ser levadas em consideração. Pode levar a uma imunidade mais fraca para aqueles que já possuem sistemas imunológicos enfraquecidos e pode exacerbar o ‘estresse pelo frio’ para aqueles em situações de emergência lutando para manter a temperatura central do corpo. 

Ela pode estreitar os vasos sanguíneos, aumentando os riscos para aqueles que sofrem de pressão arterial alta. Em algumas condições de saúde, como acalásia e sensibilidade dos dentes, beber água gelada pode causar desconforto agudo.

Apesar das complicações de beber água gelada, os valores sociais e culturais, bem como a preferência pessoal, desempenham um grande papel. Julie Metos, que atua como Decana Associada no College of Health da Universidade de Utah, afirmou que “a água gelada sempre tem um gosto melhor para as pessoas”. O Dr. Karel Talavera, da KU Leuven, na Bélgica, descobriu que a temperatura fria mascara os maus sabores, o que pode tornar a água gelada mais atraente em alguns momentos.

Quais São os Riscos e Desvantagens de Beber Água Gelada?

Os riscos e desvantagens de beber água gelada incluem o espessamento do muco, causando dificuldades respiratórias, dores de cabeça, sensibilidade nos dentes, retardo no esvaziamento gástrico, agravamento da acalásia (uma doença rara que torna difícil a passagem de alimentos do esôfago para o estômago) e causando ‘estresse pelo frio’. Esses efeitos são geralmente raros, embora a sensibilidade nos dentes e as dores de cabeça sejam mais comuns para aqueles com condições pré-existentes relacionadas.

A pesquisa a seguir confirmou os riscos de beber água gelada em certas circunstâncias:

Espessamento do muco nasal. Um estudo de 1978 publicado no jornal CHEST pela American College of Chest Physicians descobriu que o muco nasal se espessava após beber água gelada e persistia por mais de meia hora.

  • Dores de cabeça. Um estudo de 2001 realizado por P. Mattson, do Departamento de Neurociência do Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia, descobriu que 7,6% das mulheres tiveram dor de cabeça após beber 150 ml de água gelada.
  • Sensibilidade nos dentes. Especialistas dos EUA do McCarl Dental Group, em Maryland, afirmam que “alguns pacientes relatam sentir uma dor aguda. Outras pessoas experimentam um desconforto surdo e persistente após a exposição a bebidas quentes ou frias.”
  • Motilidade gástrica. Um estudo de 2020 na Escola de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Waseda, no Japão, descobriu que consumir água a 2°C (35,6°F) após 10 minutos reduziu as contrações gástricas para aproximadamente 6 vezes a cada 3 minutos, enquanto aqueles que beberam a 60°C (140°F) experimentaram pouco menos de 10 contrações a cada 3 minutos.
  • Acalásia (dificuldade em passar alimentos do esôfago para o estômago). Yutang Ren e colegas do Hospital da Faculdade de Medicina da União Peking, na China, descobriram que beber água gelada a 2°C (35,6°F) poderia agravar os sintomas de acalásia, como dificuldade para engolir e dores no peito.
  • Problemas durante a exaustão pelo calor. O Dr. David Schultz do Deaconess Hospital em Evansville, Indiana, diz que beber água gelada durante a exaustão pelo calor pode ativar os nervos vagos (no esôfago e estômago, que controlam a atividade involuntária), resultando em perda de consciência.
  • Enfraquecimento do sistema imunológico. Segundo a Dra. Pallavi Suyog Uttekar, MD, uma clínica em fisiologia humana, beber água gelada pode levar ao ‘estresse pelo frio’ (a incapacidade do corpo de se aquecer), que, entre outros sintomas, pode causar estreitamento dos vasos sanguíneos na garganta. Embora isso provavelmente só ocorra em circunstâncias extremas onde o corpo já está lutando para se aquecer, se ocorrer, pode reduzir a capacidade do corpo de remover vírus e bactérias, e reduzir temporariamente os glóbulos brancos.

Quais Partes do Corpo Podem Ser Afetadas pela Água Gelada?

Beber água gelada pode afetar os dentes, coração, pressão sanguínea, garganta e sistema respiratório, cérebro e sistema nervoso, estômago e sistema digestivo, e sistema imunológico.

A seguinte pesquisa demonstrou como essas partes do corpo são afetadas ao beber água gelada:

  • Dentes. O Dr. Robert H. DeWitt é um dentista atuante na área metropolitana de Washington, que afirma que a sensibilidade dos dentes à água fria ocorre devido a condições pré-existentes decorrentes de escovação agressiva, doença gengival, acúmulo excessivo de placa ou dentes rachados que expõem nervos sensíveis ao remover a camada protetora do dente.
  • Coração. Pesquisas na Escola de Medicina da Universidade Nacional Yang-Ming em Taiwan descobriram que beber 250ml de água gelada reduziu significativamente as frequências cardíacas em comparação com a água à temperatura ambiente. Da mesma forma, um estudo no Departamento de Medicina da Universidade de Fribourg, na Suíça, descobriu que a ingestão de água gelada aumentou o gasto de energia em mais de 90 minutos em 2,9% e reduziu a carga de trabalho do coração em aproximadamente 4,8 batimentos por minuto.
  • Pressão sanguínea. Um estudo de 2013 do Departamento de Cardiologia do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, na China, descobriu que beber água a 4°C (39,2°F) aumentou a pressão sanguínea por uma média de 22 minutos em estudantes saudáveis. Satoshi Kubota, da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Internacional de Bem-Estar de Saúde do Japão, descobriu que beber água gelada contrai os vasos sanguíneos, impedindo que o sangue vá para as extremidades e elevando a pressão sanguínea.
  • Garganta e sistema respiratório. De acordo com K Saketkhoo et al., beber água pode levar a um muco mais espesso resultando em dificuldades respiratórias.
  • Cérebro e sistema nervoso. O Dr. P. Mattson, do Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia, descobriu que beber água gelada pode causar dores de cabeça súbitas. E o Dr. David Schultz, do Hospital Deaconess em Evansville, Indiana, adverte que, se alguém estiver sofrendo de exaustão pelo calor, a água gelada pode desencadear uma resposta do sistema nervoso que leva à perda de consciência.
  • Estômago e sistema digestivo. Estudos têm mostrado que é possível para a água gelada exacerbar os sintomas de acalásia e causar problemas para engolir, bem como agravar problemas com a passagem de alimentos do estômago para o trato digestivo. Esses não são problemas comuns, mas aqueles que já têm problemas com tais sintomas podem encontrá-los exacerbados.
  • Sistema imunológico. Em circunstâncias extremas, onde uma pessoa já está sujeita a condições muito frias e úmidas, beber água gelada pode levar ao ‘estresse pelo frio’ ou à incapacidade do corpo de se aquecer. Isso, por sua vez, pode causar uma redução nas respostas imunológicas do corpo e reduzir temporariamente a contagem de glóbulos brancos.

Por que Meus Dentes Doem Quando Bebo Água Gelada?

Seus dentes doem ao beber água gelada se já estiverem sensíveis como resultado de outros problemas dentários que deixaram os nervos expostos. Especialistas da Crest, uma empresa da Procter & Gamble especializada em produtos dentários, explicam que a perda do esmalte protetor nos dentes faz com que os canais que levam aos nervos sejam expostos. Esses canais são conhecidos como túbulos dentinários e, quando se movem devido à água fria, tocam nos nervos resultando em uma dor surda ou sensação de picada.

Robert H. DeWitt, um dentista em Washington DC, diz que a sensibilidade dos dentes ocorre devido à escovação agressiva, ranger dos dentes durante o sono, certas pastas de dentes branqueadoras que contêm produtos químicos abrasivos, doença gengival, acúmulo de placa bacteriana, dentes rachados ou a deterioração de antigas restaurações. As bactérias na boca geram ácido e, ao longo do tempo, destroem o revestimento protetor de esmalte dos dentes, resultando em sensibilidade. A água fria então estimula os nervos e causa dor.

Quais São os Benefícios de Beber Água Gelada?

Os benefícios de beber água gelada incluem uma melhor taxa metabólica, aumento da perda de peso, melhor hidratação para o exercício e aumento da alerta. A seguinte pesquisa e orientação de especialistas ilustram esses pontos:

  • Aumento do metabolismo. Um estudo de 2003 realizado pelo Dr. Michael Boschmann e colegas da Universidade Humboldt, em Berlim, descobriu que beber água a 22°C (71°F) criava um gasto de energia 30kJ maior do que a água ingerida a 37°C (98.6°F). Isso provavelmente ocorre porque o corpo precisa trabalhar mais para aquecer a água até a temperatura corporal, o que aumenta o metabolismo. Esse efeito provavelmente seria maior em temperaturas de água mais frias, embora a magnitude do efeito seja debatida, com pesquisas de um artigo da Universidade de Washington descobrindo que apenas oito calorias adicionais serão queimadas por xícara de água gelada.
  • Aumento da perda de peso. G Dubnov-Raz e colegas da Clínica de Exercício, Nutrição e Estilo de Vida do Hospital Infantil Edmond e Lily Safra descobriram que em crianças com sobrepeso, beber 10 ml/kg de peso corporal de água gelada (4°C/39.2°F) aumentou o gasto energético em repouso em 25% por mais de 40 minutos. O consumo diário dessa quantidade recomendada de água para crianças poderia resultar em um gasto energético equivalente a uma perda de peso adicional de 1,2 kg por ano.
  • Melhoria da hidratação para o exercício. Em um artigo de 2011 publicado no Journal of Sports Science and Medicine, Saeed Khamnei da Universidade Islâmica Azad em Tabriz, Irã, descobriu que a água fria a 16°C (60.8°F) é ótima para exercícios no calor e para manter uma baixa temperatura corporal central. Um estudo semelhante em 2013 no International Journal of Clinical and Experimental Medicine encontrou a mesma temperatura otimizando a hidratação durante o exercício ao minimizar a transpiração. E um estudo de 2012 no Journal of the International Society of Sports Nutrition descobriu que beber água gelada atrasou significativamente os aumentos na temperatura corporal durante o exercício, de modo que o desempenho nos testes de salto em distância e tempo até a exaustão melhorou em aproximadamente 50%.
  • Aumento da alerta. De acordo com a Foothills Sports Medicine Physical Therapy, sediada no Arizona, a água fria ajuda na produção de adrenalina do seu corpo, fazendo com que você se sinta alerta sem os efeitos colaterais que as bebidas cafeinadas têm. Isso também está entre os benefícios de beber água geralmente como parte da função cognitiva aprimorada.

Beber Água Gelada Ajuda a Perder Peso?

Beber água gelada ajuda na perda de peso porque aumenta seu metabolismo, ajuda a se sentir mais saciado e melhora o desempenho durante o exercício, mantendo a temperatura central do seu corpo baixa e minimizando a transpiração.

Quando se pergunta “beber água gelada queima calorias?”, podemos apontar para o estudo de 2003 na Universidade Humboldt, em Berlim, que descobriu que beber água em temperatura mais baixa levou a um maior gasto de energia e uma melhor taxa metabólica. Isso provavelmente ocorre porque o corpo precisa trabalhar mais para aquecer a água até a temperatura corporal, aumentando assim a queima de calorias. A magnitude das calorias queimadas é debatida, variando de apenas oito calorias por copo de água gelada (ou seja, quase nenhum impacto na perda de peso), até um efeito suficiente para perder até 1,2 kg por ano.

Beber água ajuda você a se sentir saciado, reduzindo sua ingestão de calorias. A professora Brenda M. Davy e colegas do Departamento de Nutrição Humana, Alimentação e Exercício da Universidade Virginia Tech descobriram que beber 0,5 litros de água 30 minutos antes do café da manhã fez com que os participantes se sentissem mais saciados e reduzissem as calorias consumidas durante o café da manhã em 13%.

Com relação às melhorias no desempenho do exercício decorrentes da ingestão de água gelada, estudos realizados em 2011 e 2013, publicados respectivamente no Journal of Sports Science and Medicine e no International Journal of Clinical and Experimental Medicine, demonstraram que a água fresca a 16°C (60.8°F) é ideal para exercícios em condições de calor e maximiza a reidratação enquanto minimiza a perda de suor. Argumentam que a água mais fria age como um dissipador de calor para reduzir a temperatura central.

Pesquisas realizadas pela Divisão de Pesquisa em Calor do Instituto de Pesquisa em Medicina Ambiental do Exército dos Estados Unidos descobriram que a água fresca a 15°C (59°F) durante o exercício cria um padrão de consumo cíclico, então as pessoas tendem a se hidratar de forma eficaz, o que pode resultar em uma melhora no regime de perda de peso.

Beber Água Fria é Bom para Pressão Alta?

Não, beber água fria não é bom para pressão alta. A pesquisa sobre o efeito da água fria na pressão arterial é limitada, mas estudos sugerem que ela leva a um aumento da pressão arterial ao contrair os vasos sanguíneos.

Satoshi Kubota et al., da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Internacional de Bem-Estar de Saúde do Japão, descobriram que beber água fria contrai os vasos sanguíneos, o que impede que o sangue chegue às extremidades e eleva a pressão sanguínea. Isso induz a um aumento transitório, mas significativo, na pressão arterial, como foi observado em um estudo de 2013 realizado por Jianyong Ma et al., do Departamento de Cardiologia do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, na China. Eles descobriram que beber 300ml de água a 4°C (39.2°F) levou a um aumento de 3 mmHg na pressão arterial diastólica (a leitura do denominador) por 22 minutos em estudantes saudáveis.

A pressão arterial diastólica está associada ao risco de eventos cardíacos, como doenças cardíacas.

De acordo com um artigo de 2010 no Journal Hypertension, a Cruz Vermelha sugere que as pessoas que doaram sangue bebam água para aumentar a pressão sanguínea a fim de evitar desmaios. No estudo original de 2007 realizado por Bruce Newman et al. dos Serviços de Sangue da Cruz Vermelha Americana, sugere-se que a água fria ou à temperatura ambiente teria um efeito equivalente em aumentar a pressão sanguínea de pacientes com pressão arterial baixa.

Quem Deve Beber Água Gelada?

As pessoas que devem beber água gelada incluem atletas, crianças com sobrepeso, pessoas com esclerose múltipla e pacientes com hipotensão (pressão arterial baixa). Ou qualquer pessoa saudável que apenas aprecie uma hidratação gelada e refrescante.

Brooke Schantz, nutricionista esportiva, diz que o exercício leva a um aumento na temperatura corporal que causa fadiga. Beber água gelada reduz a temperatura central do corpo, permitindo que o desempenho seja melhorado. Especialistas do Exército dos EUA, Université des Antilles et de la Guyane, Universidade Islâmica Azad e Performance Nutrition em Phoenix, Arizona, todos afirmaram que a água gelada variando de uma consistência de neve a -1°C até ligeiramente resfriada a 16°C é benéfica durante o exercício, embora a temperatura ideal seja debatida.

Para crianças com sobrepeso, a água gelada pode criar um gasto extra de energia no corpo para aquecê-lo, o que pode ser suficiente para uma perda de peso de até 1,2 kg por ano, de acordo com G Dubnov-Raz e colegas do Hospital Infantil Edmond e Lily Safra.

Isso é ainda mais apoiado por um estudo de 2003 sobre termogênese induzida pela água realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Charité da Universidade Humboldt. O estudo descobriu que beber água aumentava o gasto energético metabólico por até 40 minutos após o consumo e que esse efeito era maior se a água estivesse mais fria do que a temperatura corporal. As mudanças no gasto energético produzido pela ingestão de água em cada temperatura são plotadas abaixo para cada participante neste estudo.

Georgia K Chaseling e colegas do Laboratório de Ergonomia Térmica, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Sydney, encontraram evidências de que a ingestão de água gelada melhorou a tolerância ao exercício de pacientes com esclerose múltipla.

Finalmente, a Cruz Vermelha sugere beber água para aumentar a pressão sanguínea entre pessoas que doaram sangue para evitar desmaios e em pacientes hipotensos (com pressão arterial baixa). Isso ocorre porque ela restringe os vasos sanguíneos e, portanto, leva a um aumento na pressão sanguínea.

Embora geralmente não seja um problema, para aqueles que desejam ser especialmente cuidadosos, pode ser melhor afirmar que bebês e idosos não devem beber água gelada. Isso ocorre porque seus sistemas imunológicos são mais fracos e mais suscetíveis ao ‘estresse do frio’ (quando o corpo não consegue manter o calor).

De acordo com Pallavi Suyog Uttekar MD, da Índia, uma clínica certificada em fisiologia humana, beber água gelada pode levar ao estreitamento dos vasos sanguíneos na garganta, redução da capacidade do corpo de remover vírus e bactérias e redução temporária dos glóbulos brancos. Beber água gelada está relacionado ao surgimento de resfriados e gripe entre bebês e idosos. A ingestão de água gelada deve ser evitada no caso de condições de saúde específicas, como sensibilidade dentária ou acalasia.

Beber Água Gelada é Bom para Animais de Estimação?

Animais de estimação devem beber água gelada, pois tanto cães quanto gatos mostraram preferência por ela, o que ajuda a garantir que eles permaneçam hidratados. Não há quantidades específicas recomendadas por especialistas.

O Hospital de Especialidades e Emergências Veterinárias do Centro do Texas (CTVSEH) aponta que há rumores de que água gelada pode causar inchaço. Mas a Dra. Tina Wismer, do Centro de Controle de Venenos para Animais da ASPCA, diz que os cães não incham ao beber água gelada e que alguns especialistas até sugerem dar água gelada como um agrado. Em dias quentes, é uma boa maneira de evitar que eles superaqueçam.

Um estudo de 2005 do Departamento de Ciência Animal da Universidade de New England descobriu que, quando têm escolha, pouco mais de 60% dos cães preferem a opção de água mais fria, a 15°C (59°F). Embora cães com temperaturas corporais mais baixas prefiram água mais quente.

Quanto às preferências de temperatura da água dos gatos, a Sure Petcare (uma empresa de produtos para cuidados com gatos) afirma que “os gatos às vezes preferem beber água fria, porque podem perceber a água fria como mais fresca.” Um estudo de 2018 da multinacional francesa de alimentos para animais Royal Canin sobre os hábitos de beber água dos gatos concluiu que “oferecer ao gato novas opções, como cubos de gelo ou blocos maiores de gelo (com ‘sabor’ adicionado, se necessário) pode incentivá-lo a brincar e explorar, e também pode apoiar a ingestão de água”.

Quanta Água Gelada Você Deve Beber por Dia?

A quantidade de água gelada que você deve beber por dia é a porção de suas necessidades diárias totais de ingestão de líquidos que não são atendidas por água de outras temperaturas. As necessidades totais de água de base são aproximadamente 3,7 litros por dia para homens e 2,7 litros por dia para mulheres, de acordo com um estudo realizado pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA.

Dito isso, com a pesquisa científica limitada sobre o tópico específico de quanto de água gelada beber por dia, existem estimativas generalizadas e não há conclusões sólidas. As estimativas variam de acordo com as características metabólicas, dietéticas e genéticas de diferentes populações.

Se alguém está se exercitando, as necessidades de água são maiores e beber mais água gelada é vantajoso para resfriar o corpo, incentivar a hidratação por meio de sensações de refrescância pós-exercício e reduzir o suor. Ao perguntar quanto de água devo beber por dia ao fazer exercícios, um estudo de 2013 no International Journal of Clinical and Experimental Medicine é útil. O estudo descobriu que 6,4 ml de água por kg de peso corporal, tomados a uma temperatura de 16°C (60.8°F), era ótimo para a hidratação. Para um homem típico de 90 kg, isso implica em 0,6 litros adicionais após o exercício, além dos 3,7 litros recomendados por dia.

Como hábito diário de ingestão de líquidos, a água gelada deve ser evitada por aqueles com imunidade mais fraca, como bebês e idosos, ou certas condições de saúde, como acalasia, dentes sensíveis e pressão alta.

Qual é Melhor para o Corpo, Água Fria ou Água Quente?

Nem a água fria nem a água quente são inerentemente melhores para o corpo, mas cada uma tem vantagens e desvantagens dependendo do contexto. Tanto a água fria quanto a água quente foram recomendadas por médicos em diferentes situações, e com pouca diferença nos benefícios de hidratação para a maioria das pessoas saudáveis, a preferência pessoal suficiente para induzir a ingestão adequada de água diária geralmente é o maior fator.

Dito isso, os benefícios e desvantagens da água fria versus água quente ou morna são resumidos da seguinte forma. Note que tanto os aspectos negativos quanto os positivos de uma temperatura em relação à outra são em grande parte efeitos que ocorrem nos extremos, e a escolha da temperatura para pessoas saudáveis geralmente não é uma questão além da preferência pessoal.

  • Negativos da água quente ou morna. Estudos mostraram que beber água morna pode levar à desidratação inadvertida ao desencorajar a ingestão de água suficiente. Isso é especialmente perigoso durante o tempo quente ou exercícios vigorosos. Isso é parcialmente cultural, já que pessoas em muitos países do leste asiático preferem beber água quente.
  • Positivos da água quente ou morna. Charles Patrick Davis, MD, Ph.D., professor clínico da Universidade de Texas Health Science Center, recomenda beber água morna com limão para proteger contra pedras nos rins. Outros profissionais médicos recomendam isso como útil contra a acalasia e afirmam que pode ajudar na digestão, circulação e na remoção de toxinas do corpo.
  • Negativos da água fria. Beber água fria pode enfraquecer o sistema imunológico, especialmente para bebês e idosos. Pode causar dor e desconforto para aqueles com acalasia e dentes sensíveis. Pode exacerbar o ‘estresse do frio’ para aqueles em situações lutando para manter a temperatura central do corpo. E durante a exaustão pelo calor, a água fria pode ativar os nervos vagos (no esôfago e estômago, que controlam a atividade involuntária), levando à perda de consciência.
  • Positivos da água fria. Beber água fria mantém a hidratação durante o treino e melhora o desempenho humano durante o exercício. Reduz a pressão sobre o coração e é útil para melhorar a eficiência do treino de pacientes com esclerose múltipla. De acordo com a Foothills Sports Medicine Physical Therapy, sediada no Arizona, a água gelada aumenta a produção de adrenalina do corpo, o que faz você se sentir alerta sem os efeitos colaterais de bebidas cafeinadas. Pode melhorar a pressão sanguínea em pacientes hipotensos.
LEIA TAMBÉM
- Advertisment -
Google search engine

Receba Conteúdo Exclusivo

Inscreva-se para receber dicas semanais e comece sua jornada de saúde hoje mesmo

Não enviamos spam
Google search engine