• foto-imagem-vitamina-aA vitamina A é um nutriente muito importante, mas você sabe exatamente o seu papel no corpo humano?

    Vitaminas são nutrientes necessários ao corpo, no entanto, não são fabricadas por nós. Por isso, saber onde podem ser encontradas e a importância delas dentro do organismo, é necessário, já que seu consumo é imprescindível.

    A vitamina A, considerada uma das mais importantes vitaminas, chamada também de Retinol, é famosa por sua composição antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele.

    A vitamina, que escolhe alimentos de cores vivas para se alojar, segundo a Nutróloga Sylvana Braga, tem funções muito importantes no corpo das pessoas, dentre elas, a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.

    Por se tratar de uma substância que conta com uma ação antioxidante, “a vitamina A é benéfica para o combate à acne, além de inibir a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer, combater à anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite”, afirma a Nutróloga, doutora Sylvana Braga.

    Dentre as importâncias da vitamina A, os dois benefícios mais comentados são: a melhora no sistema imunológico, e no combate ao câncer. Quanto ao sistema imunológico, segundo a doutora Sylvana Braga, a vitamina diminui a sensibilidade do organismo perante as infecções, “a vitamina A mantém a integridade das mucosas e aumenta o número de linfócitos”, explica a Nutróloga. A vitamina A auxilia no combate ao câncer, justamente por ser um nutriente antioxidante, e por sua resposta imunológica às infecções.

    A ausência da vitamina pode ocorrer pela falta de alimentos na dieta das pessoas. Essa carência de nutriente pode causar a famosa “cegueira noturna”, a qual, se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega. Além desta consequência, o sistema imunológico na infância pode ser afetado e assim levar à morte por infecções, já que o combate sem a vitamina A, mostra-se mais difícil.

    Mas as vitaminas são importantes na medida certa, tendo a quantidade calculada pela idade e necessidade de cada pessoa. O excesso de vitamina A pode causar, pele seca, dores no osso e articulação, tontura, queda de cabelo, entre outros.

    Posted by @ 16:10

    Tags: , , , , ,

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *