• Mais um tratamento contra a Obesidade. O tratamento é menos invasivo dos tratamentos existentes

    Hospital das Clínicas testa dispositivo de plástico colocado no duodeno.
    Médico diz que houve perda de peso em 100% dos pacientes.

    O Hospital das Clínicas, em São Paulo deu início a uma série de testes com um novo método de combate à obesidade que começou a ser testado no Brasil. Sua peça-chave é um dispositivo de plástico em forma de tubo de 62 centímetros, colocado no duodeno por meio de uma endoscopia. Seus resultados, até o momento, são surpreendentes e a previsão é de que, até 2011, esse tratamento já poderá estar acessível. A metodologia também é testada nos Estados Unidos, Holanda e Chile.

    Segundo Eduardo Horneaux de Moura, médico do Hospital das Clínicas e coordenador dos trabalhos com este dispositivo no país, houve êxito no controle de perda de peso em 100% dos pacientes. “Em torno de 20% dos pacientes ficam efetivamente sem tomar nenhum medicamento para diabetes”, aponta o médico.

    Esse foi um dos resultados mais importantes do trabalho, focado em pacientes que tinham até 200 kg. Números divulgados esta semana revelam que o excesso de peso já atinge 46% dos brasileiros. A situação é pior para 14% da nossa população, que já é considerada obesa. São pessoas ainda longe da obesidade mórbida, mas incomodadas com os quilos extras, que já estão sendo estudados de uma nova perspectiva, microscópica.

    Metodologia

    O dispositivo de plástico é colocado na porção inicial do intestino do paciente, o duodeno, por onde o alimento ingerido passa. A comida vai mais lentamente do estômago para o intestino, provocando uma sensação de saciedade. Enzimas percorrem a lateral do tubo e atingem o alimento depois que ele sair do tubo. Dentro do tubo, o alimento não recebe as secreções liberadas pelo pâncreas e fígado, que só atingem a comida depois que ela percorreu todo o tubo plástico.

    A digestão e a absorção dos alimentos não é completa. O resultado é a perda de peso. De plástico fino e maleável, o tubo ficou durante um período de 12 meses no interior de 78 pacientes muito obesos, que tinham indicação de cirurgia de redução de estômago.

    “Perdi 26 kg. Tinha 134 centímetros de abdome, agora estou com 92. A pressão arterial passou de cerca de 18 a 20, para 12 por 7. Minha glicemia era de 378. Hoje estou com média de 80, 70”, compara Paulo de Tarso, um dos pacientes.
    Depois da experiência, Paulo afirma ser um homem feliz com sua imagem: “Gosto de me olhar no espelho hoje. Antigamente eu olhava e ficava abaixando o olho porque eu me sentia muito gordo”, comenta Paulo, que tinha diabetes tipo 2, comum em obesos graves.

    Cientistas observaram que no intestino de obesos um tipo de bactéria é dominante. Nos magros, essa mesma bactéria aparece em número menor. Dieta e genética seriam as responsáveis por essa diferença.

    “Este grupo de bactérias, quando presente, parece determinar uma maior capacidade desse indivíduo ganhar peso. Em um futuro muito próximo acredito que vá surgir alguma proposta de uma terapia”, diz a pesquisadora da USP, Regina Domingues.
    “Carregar 200 e tantos quilos não era fácil. Chegou uma hora que o coração sentiu”, diz José Carrera. José sofreu um infarto. Dois anos depois, se submeteu à pesquisa do HC. Emagreceu mais de 50 kg e se prepara para a cirurgia de redução de estômago. “Hoje sou uma pessoa bem mais consciente. É uma pessoa que hoje cuida da saúde”, afirma Carrera.

    Fonte Fantástico

    Posted by @ 23:13

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

  • 76 Responses

    • Gostaria de saber como me tornar voluntária da pesquisa do DR Eduardo h. de Moura, tenho 55 anos 1,56 e peso 98,0, tomo remédio para hipertensão e a muitos anos tento emagrecer, tenho histórico familiar de doenças cardio vascular.

    • oi meu nome é gercilia rios tenho 38 anos 1,65 pesso 95k e fiquei obesa depois que perde minha mãe, e não parei mas de engordar,perdir a minha alta estima,tenho depresão e não saio casa desde então,sou hiprtensa,sinto fortes dores nas costas por favor me agude desde agradeço um forte abraço ,gercilia rios.

    • boa tarde sou tetraplegico a 25 anos acidente mergulho lesao cervical c5c6 estou com diabetes a 4anos tenho 1,70 altura pesso 98 quilos ja fiz de quase tudo para perder pesso, mas acabo canhando mais pesso quando paro de tomar remedios tomo duas vezes insulina ao dia 40 cedo o mesmo a tarde, minha visao esta ruim peco aos sehores profissional da saude uma oportunidades de ser escolhidos para essa cirurgia ,que e tudo para minha saude ja que tenho minhas limitacoes fisicas nao gostaria de perder minha visao espero resposta obrigado.

    • Boa noite tenho 45 anos e passei a minha vida toda lutando contra a obesidade e fugindo de tudo e de todos um belo dia fiz uma dieta maluca emagreci, fiquei bem comigo não com os padrões da moda, mais logo voltei a engordar não é que não tive força de vontade vários fatores ajudou para esta derrota uma delas foi perde o meu irmão e meu pai.Mais vamos lá tenho 1,65 e 98K sei também que 100k já é considerada obesa e por este motivo não vivo mais, participei de vários programa e descobrir que ninguém se importa com ninguém e sim na quantidade de adesões.E POR ESTE MOTIVO GOSTARIA DE PARTICIPAR DESTE PROJETO, ONDE SEI QUE VOU EMAGRECER E RECEBER ACOMPANHAMENTO PARA APRENDER A COMER,PRECISO VIVER POR FAVOR ME AJUDAM.OBRIGADA PELA ATENÇÃO.ELIANA BRITO MILITÃ

    • gostaria de fazer contato com a equipe ou com propio dr. Eduardo de Moura ;acredito que essa técnica poderá ser minha salvação.
      Aguardo retorno imediato .preciso ,com urgencia falar com alguém.
      Antecipadamente agradeço a atenção que poderá ser dispensada à minha pessoa.
      Maria Lucia Dias

      GENTILEZA NÂO DIVULGAR MEU E-MAIL. Mais uma vez agradeço .

    • oii meu nome e micheli tenho 20 anos, 1,63 e peso 130 kg e isso me dificulta muito no meu trabalho,me sintoo regeitada na sociedade sou de Porto Alegre e gostaria de saber cm fazer para participar dessas cirurgias?
      Atenciosamente Micheli

    • Olá meu nome é Marcela, tenho 30 anos, 1,57m e 80 kg. Lute desde sempre com o excesso de peso, desejo mais informações sobre a técnica e se posso participar.
      Atenciosamente Marcela

    • Gostaria de ser voluntaria nessa pesquisa pra emagrecer tenho 49 anos fiz uma cirurgia de estreitamento de canal e descompressao do nervo ciatico da perna direita.
      Tenho 1,54 e estou pesando 79 quilos,mas com esse procedimento cirurgico nao posso ficar com esse peso precisaria ficar com 60 quilos,mas nao consigo chegar nesse peso.
      Obrigada .
      Ana.

    • Poderia repetir os comentarios que li acima, tenho IMC>30 e ja tentei de tudo sem sucesso que perdurasse. Gostaria de participar desta pesquisa, ou ao menos de receber informacões.
      Desde já agradeco,

      Ana Paula

    • quarta-feira 11 de janeiro de 2012 gostaria muito de saber onde posso fazer o tratamento para emagrecer no hospital das clinicas e como que eu faço para conseguir pois ja tentei de tudo mas nao consigo sou hiper tença e estou 20 quilos amais do meu peso normal desde ja agradeço ivanete

    • BOM MEU NOME É TAMARA TENHO 29 ANOS 1,75 KL120 ISSO ME FAZ SER UMA MULHER MUITO TRISTE POIS SOU MUITO JOVEM PERCO MUITA OPORTUNIDADES DE TRABALHO MINHA MAIOR VONTADE E DE JOGAR FUTEBOL COMO ANTES EM MINHA CASA TENHO TROFÉU DE REVELAÇÃO DE ARTILHEIRA DE MELHOR GOL DE CAMPIONATOS REGIONAIS QUERO MUITO AJUDA NAO CONSIGO FAZER DIETA O QUE DEVO FAZER DESDE JA AGRADEÇO .

    • Tenho 41 anos peso 115kg tenho 1,60 de altura como muita gordura pois o meu organismo pede gostaria de fazer essa cirurgia fquei muito esperançosa quando soube que o HC faz essa cirurgia pelo SUS, pois só muito pobre trabalho e moro na cidade de Aparecida do Norte em SP ganho em torno de 60 reais nos finais de semana pis aqui dependemos dos romeiro que vem visitar a nossa senhora aparecida e confio muito nela que vai iluminar vcs e me colocar no programa pois preciso muito trabalha e tenho muita dificuldade para andar pois me sinto muito pesada, só viúva e tenho 6 filhos que depende de me recebo ajuda de minha irmã que mora em guarulhos. espero resposta Rita

    • Tenho um 1,70m de altura e 115kg, luto desde a adolescência contra esse problema hoje tenho 33 anos e já fiz todo tipo de tratamento, inclusive com remédios que já não são mais autorizados. Quero saber como faço para participar dessa pesquisa.

    • eu sei que ser chamada para um tratamento de obesidade é como ganhar na loto mas vou ariscar,me chamo eliane 35 anos com 110kg altura 173,uma pessoa imfeliz como todas aqui,já pensei em tirar minha vida sem mentira,pois as pessoas não me deicha viver,estão sempre com piadas maldosas já sai de serviços que gostava mas por preconceito pedi as contas,sou asmatica controlo com corticoides que ajuda eu ganhar mas peso,tenho esporão no pé,mal posso andar como poso ser feliz assim,ganho um salario marido pedreiro,sou de londrina pr s souber de alguma clinica hospital que possa me ajudar eu agradeço deus abençoe

    • Oi, gostaria de saber como entrar em alguma pesquiça no hosp. das clinicas para perder peso, inclusive participar de cirurgia, por favor tenho 34 anos, estou agora com 129k.já não aguento mais as dores no corpo e ser motivo de piadas, se alguém poder me ajudar fico grata…

    • tenho 34 anos, 1,80 de altura, 115 kg, IMC 34 que está acabando comigo e com minha saúde. Me ajudem pelo amor de Deus. Faço participação em qualquer tipo de pesquisa desde que possa melhorar a minha situação, agradecido.

    • Como tantos estou aqui tentando conseguir ser voluntária para a nova técnica do Dr. Eduardo.
      Tenho 47 anos, 1,55 de altura, passei de 112 para 96 kg (depois de uma dieta por conta de um outro problema).
      Estou com esteatose hepatica SEVERA quase entrando em estado de cirrose, sou diabética, tomo insulina 40 unidades /manhã e 20 unidades /noite, e ainda tenho que tomar aproximadamente 15 comprimidos por dia.
      Confesso que já não estou aguentando mais.
      Minha dieta é baseada em verduras escuras (principalmente escarola) e carnes magras. Não como mais arroz, feijão, pães enfim… mais nada.
      Se puderem me ajudar agradeceria imensamente.
      Que o SENHOR os abençõe.

    • Gostaria muito de ser voluntaria , para testes de emagrecimento. engordei muito após ter meus dois filhos e por nã ter tempo nem dinheiro,para academia e outras dietas engordei, tenho 1,58 e peso de quase 90 kilos.E por trabalhar a noite minha alimentação e fora de hora, gostaria muito deajuda.

    • Boa noite, gostaria de ser voluntária para os testes de emagrecimento. Há anos que brigo com a balança e não tem jeito.
      tenho 46 anos, 1,61 e 105 kg. sofro de anciedade e minha auto estima está baixa. Por favor ajude-me.

    • Olla bom dia meu nome é aline e gostaria de participar da psquisa de, emagrecimento tenho 32anos 1.52 de altura estou pesando 86.kilos ,ja nao tenho anomo pra sai de casa acho q todo mundo fica me olhando falando de mim me sinto muito mal por estargorda e nao consegui faser uma dieta. Porfavor me ajude desde ja agradeço a atençao.

    1 2

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *