• Estudo chinês aponta que agulhadas na orelha beneficiariam pessoas que sofrem com a constipação.

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    Uma revisão assinada por estudiosos da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa sinaliza que a auriculoacupuntura, método que aplica as agulhas exclusivamente nas orelhas, alivia quadros de prisão de ventre crônica. “Elas possuem complexos neurovasculares. Eles são pontos que, quando estimulados, interferem no trabalho de várias regiões do organismo”, explica Alessandra Scavone, acupunturista auricular de Campinas. “Essa técnica é capaz de tanto acelerar funções corporais lentas demais como controlar as que estão hiperativadas”, completa. Em outras palavras, ela também beneficiaria gente com o intestino solto.

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  • É como achar que só o sinal verde já resolveria o engarrafamento: a gente tende a pensar que o desconforto provocado pelo mau funcionamento do intestino é passageiro e pontual. Não é bem assim. A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Danone, conduziu um estudo que avaliou a saúde intestinal de 3 500 mulheres. E, entre os problemas mais comuns relatados, figura a constipação, que se caracteriza pela baixa frequência de evacuação, dor abdominal e fezes ressecadas. “O normal é ir ao banheiro entre três vezes por dia e três na semana”, dá um parâmetro o coloproctologista Antônio Lacerda Filho, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Se não é o caso de se preocupar além da conta quando o intestino não funciona todo santo dia, também não vale se juntar aos 45% das participantes do estudo – elas acham que a constipação não é doença e se resolve sozinha. “As consequências vão desde perda de concentração até alterações de humor”, garante o gastroenterologista Flávio Quilici, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior de São Paulo. “Quando não é tratada direito, a prisão de ventre pode levar ao empedramento das fezes, incontinência anal e infecção urinária”, completa Lacerda Filho. Outro consenso médico é que a síndrome do intestino preguiçoso tem preferência pelas mais jovens. “Isso porque os altos níveis de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, lentificam a atividade intestinal”, justifica a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo.

    De qualquer modo, o alerta vale para homens e mulheres: assim que o problema for percebido, deve ser acompanhado por um especialista. Até porque a tendência é piorar com a idade, quando os músculos intestinais perdem a força necessária para impulsionar as fezes. Para facilitar o trânsito ali, apele para as recomendações do novo guia de prevenção e tratamento de constipação, da Fundação Espanhola do Aparelho Digestivo, listadas nas próximas páginas.

    A luz amarela do diagnóstico Uma consulta de rotina pode ser o primeiro passo para acender o alerta de que algo não vai bem com o intestino. Quando o médico perguntar sobre a frequência com a qual você vai ao banheiro, o tipo de sensação na hora de evacuar e a aparência das fezes, dê respostas claras e objetivas. Caso seja necessário, ele poderá solicitar alguns testes complementares – uma simples coleta de sangue ou até uma colonoscopia.

    Para destravar o intestino
    Atitudes que comprovadamente amenizam os sintomas da constipação

    Estabeleça uma rotina É possível ensinar o organismo a funcionar na hora certa. Basta designar um horário para ir ao banheiro e tentar segui-lo todos os dias. “Para criar uma memória intestinal, reserve pelo menos 15 minutos para ficar lá depois de cada café da manhã”, aconselha o gastroenterologista Vladimir Schraibman, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

    Respeite sua vontade A urgência de ir ao banheiro pode aparecer a qualquer momento, especialmente se o corpo não é treinado com a estratégia acima. Então, obedeça seu corpo. “Quando adiamos essa tarefa, as fezes ficam duras e secas, dificultando a evacuação”, explica Flávio Quilici.

    Monte um prato balanceado Comece o dia com um iogurte – probiótico – e na hora do almoço invista em uma salada temperada com limão. Adicione um filé de carne grelhada ao azeite, por exemplo, e evite refeições ricas em gordura e açúcares, que tornam mais lenta a atividade do intestino. Jante antes das 8 da noite para evitar o estacionamento do bolo fecal, já que o órgão trabalha de forma mais lenta na madrugada. “Ameixa, mamão e manga contribuem para o bom fluxo digestivo”, lembra ainda a nutricionista Ingrid Bigotto, da OligoFlora Franchising.

    Corte o cigarro O guia espanhol de prevenção da prisão de ventre diz que, diferentemente do que se pensa, o fumo deixa o trato digestivo mais lerdo. “O uso crônico da nicotina faz com que, aos poucos, a dificuldade de evacuação aumente”, diz Schraibman. O assunto ainda é controverso, mas, na dúvida, apague o cigarro da rotina – até porque a saúde em geral só tem a ganhar com isso.

    Beba mais água Eis outro motivo para ingerir muito líquido – só não vale abusar das bebidas gasosas, que favorecem o refluxo. A água, combinada com alimentos fibrosos, forma um bolo fecal mais macio e homogêneo. “A recomendação gira em torno de 30 mililitros por quilo de peso”, avisa o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Para não errar, aposte nos propalados 2 litros. “Deixe sempre uma garrafa ao alcance das mãos”, sugere Ingrid Bigotto. Lembre que alguns alimentos já contam com um teor altíssimo de água, caso da melancia e da abobrinha.

    Acerte as contas com a balança Os quilos a mais retardam todo o processo digestivo, criando obstáculos para as visitas ao reservado. “Estudos preliminares têm mostrado uma relação entre a manutenção do peso ideal e o bom funcionamento do intestino, mas ainda não sabemos exatamente como isso acontece”, conta a nutricionista Fernanda Pisciolaro, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

    Pratique mais atividades físicas O exercício estimula os movimentos intestinais, melhorando a frequência das idas ao toalete. “Além disso, o esforço físico obriga a pessoa a ingerir mais líquidos, sendo, dessa maneira, duplamente benéfico para quem sofre com o mal do intestino preguiçoso”, explica o cirurgião gastrointestinal Marco Antônio Bassi, do Hospital Samaritano de São Paulo. Claro que, sozinha, a atividade não faz milagres. Combine-a com uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis.

    Regule as doses de medicamentos O desequilíbrio químico pode estar por trás da lerdeza intestinal. “Remédios, sobretudo os de tarja preta, a exemplo dos antidepressivos, favorecem a prisão de ventre”, explica Schraibman. Exagerar nos antiácidos, anti-inflamatórios, sedativos, analgésicos e relaxantes musculares também pode causar complicações semelhantes. Converse com seu médico e não se esqueça de listar todas as medicações que geralmente toma. Quando combinadas, elas muitas vezes agravam o quadro.

    Adicione mais fibras ao cardápio A ingestão dessas substâncias é fundamental contra a constipação. “A recomendação diária é de até 35 gramas por dia, o equivalente a seis porções de frutas e vegetais”, explica o nutrólogo Celso Cukier. Mas atenção: as fibras perdem água durante o processo digestivo. Isso endurece o bolo fecal e favorece a prisão de ventre. Para evitar esse gol contra, não se esqueça dos copos d’água, inclusive no almoço. O líquido se junta às fibras e forma um gel no intestino, criando uma mistura encorpada e macia – ou seja, fácil de ser eliminada.

    Aposte na semente de psílio Ela é tão procurada por quem sofre com o intestino preguiçoso que merece um destaque especial. “Seu principal ativo são as fibras, que, mais uma vez, contribuem para a formação de grandes volumes de fezes amolecidas”, explica Cukier. É um laxante natural e não agride as bactérias benéficas que moram no órgão. Na presença de água, essas fibras agem feito esponjas e captam resíduos. Coma 2 colheres de sopa da semente por dia, acompanhadas de um copo de água. Se preferir, salpique-as sobre folhas ou salada de frutas. Mas sempre combine com líquidos.

    Consuma probióticos Eles são famosos por conterem bactérias positivas para o corpo. “Esse conjunto de organismos vivos normaliza a flora intestinal e aumenta a absorção de água dentro do intestino grosso, o que leva a um aumento do bolo fecal”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Marcelo Rodrigues Borba, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Hoje já é possível encontrar probióticos em iogurtes, leites fermentados e até sachês.

    Use remédio, mas só com receita Em casos mais graves, o médico prescreve medicamentos específicos para fazer o trânsito vagaroso transcorrer com mais naturalidade no intestino. “As doses são utilizadas para incentivar os estímulos fisiológicos do órgão”, conta o coloproctologista Antônio Lacerda Filho. “Já as lavagens intestinais são feitas como última opção, quando há a formação de fecaloma, o empedramento das fezes”, completa. O procedimento geralmente é realizado em pessoas mais velhas.

    Cuidado com laxantes Automedicação pode gerar encrenca. Alguns produtos encontrados em farmácias irritam a mucosa interna do intestino. Não consuma sem falar com um especialista. Sem contar que existem alimentos com efeito laxativo natural. “Vegetais folhosos, farelo de trigo, arroz integral e casca de maçã são boas opções para quem quer aliviar o problema”, sugere Rodrigues Borba. Azeitonas e cebola dão gosto especial aos pratos e ainda ajudam no combate da prisão de ventre.

    Fontes fibrosas
    A lista não é pequena. Basta escolher opções como as dos exemplos abaixo e distribuí-las ao longo do dia. Aqui, a quantidade de fibras equivale à porção de 100 gramas

    Farelo de trigo 43 g
    Aveia 9,1 g
    Quinua 6 g
    Granola 6 g
    Couve 3,1 g
    Agrião 2,1 g
    Maçã 1,3 g
    Laranja 0,8 g

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  • Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

    As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças: CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc.
    A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

    BAIXA DE PESO:

    A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.

    Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.

    Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

     

    SISTEMA DIGESTIVO:

    Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
    A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

    SISTEMA NERVOSO:

    É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais).

    SISTEMA IMUNOLÓGICO:

    A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento.

    A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

    SISTEMA CARDIOVASCULAR:

    É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.

    É excelente para regular o colesterol ruim.
    O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
    Uma das características ÚNICA da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

    O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

    DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:

    O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em “TITE”, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

    RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:

    O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio.
    A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual,todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

    TPM
    CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:

    Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave.
    É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoriase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda.
    Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície.
    Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa.
    Use-a como geléia para fixar e NUTRIR o cabelo. Não use vaselina, que danifica o couro cabeludo e o cabelo.

    VITALIDADE FÍSICA:

    Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

    MODO DE USAR:
    Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, sobre a fruta, com a aveia, no iogurte, café da manhã ou almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

    DIABETE:

    O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.
    **Faça chegar a seus amigos ou toda aquela pessoa que necessite. pois isto pode significar uma grande esperança de cura !!!!!!

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  • Dicas, Doenças 12.11.2009 No Comments

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    Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.

    De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. “Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior”, alerta o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.

    “A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema”, explica Claudio.

    Ai que cansaço!

    Treino, caminhada, corre-corre com as crianças e muito cansaço. Mais popularmente conhecida como fadiga, a estafa periférica se caracteriza por dores musculares e cansaço físico ocasionados principalmente pela combinação entre desgaste excessivo (sem respeitar o tempo de recuperação) e pela má alimentação. “Não tem quem suporte esse ritmo frenético, é fadiga na certa”, explica o fisiologista. “Nestes casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. Geralmente estas duas ações resolvem o problema”, continua. “Se não for tratada, pode desencadear outras doenças como: anemia, prisão de ventre, diarreia e até queda de cabelo“, diz Claudio.

    Mente e corpo em equilíbrio

    A forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. “O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo”, explica o fisiologista. “Neste caso, a melhor indicação é o relaxamento. É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações. Às vezes, uma mudança simples de postura pode te livrar de um dano maior a saúde”, continua.

    “A estafa mental é muito mais grave do que a física porque tende a causar danos psicológicos e físicos. Caso não seja tratada adequadamente pode provocar doenças como: falha de memória, insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza profunda e angústia“, explica Claudio.

    Estresse x estafa

    Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. “O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga”, explica Claudio.

    Estafa central ou mental

    Sintoma

    – Falha de memória;
    – Insônia;
    – Irritabilidade e choro com facilidade;
    – Desânimo;
    – Tristeza e angústia;
    – Azia, má-digestão;
    – Palpitação;
    – Diminuição do desejo sexual

    Tratamento

    Relaxar é o lema para curar a estafa. “Muitas vezes o tempo que se “perde” indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar.

    É melhor parar agora do que perder o controle depois”, alerta o fisiologista.

    – Saiba aproveitar os momentos de lazer;

    – Converse sobre os problemas com os amigos ou com um profissional;

    – Cultive o bom humor;

    – Aprenda a relaxar;

    – Não faça várias tarefas ao mesmo tempo;

    – Procure resolver um problema de cada vez;

    – Organize suas prioridades;

    – Não leve preocupações do trabalho para casa;

    Estafa periférica ou física

    Sintomas

    – Dores no corpo
    – Apatia
    -Baixa resistência imunológica
    -Distensão muscular Tratamento
    -Pratique atividade física com moderação
    -Respeite o ritmo de seu corpo
    – Procure ter uma alimentação balanceada e saudável

    Algumas doenças causadas tanto pela estafa mental quanto pela física
    – Hipertensão arterial (pressão alta)
    – Doenças emocionais (ansiedade, pânico, fobias)
    – Doenças gastrointestinais (colite, gastrite e úlcera)
    – Doenças do coração (arritmia, angina e infarto)

    Fonte Canal 13

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