• Lesões nos Joelhos 09.03.2012

    Orientação de um profissional é importante na hora dos exercícios.
    Movimentos errados e postura inadequada também são perigosos.

    O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.
    No Bem Estar desta sexta-feira (9), os fisioterapeutas Maria Emília Mendonça e David Costa falaram sobre os riscos de lesão e explicaram como funciona o joelho.

    Segundo a fisioterapeuta Maria Emília, é importante distribuir o esforço nas diferentes articulações. Além disso, é importante exercer uma força de reação ao solo, ou seja, não apenas ficar passivamente em pé, mas levar um pouco o peso à frente para estimular a musculatura de sustentação e não apoiar-se nos ligamentos dos joelhos.

    A dor que sentimos é um sinal de defesa do corpo humano já que as articulações têm células mecanorreceptoras que avisam o cérebro quando elas estão sendo exigidas demais. A principal dica dos especialistas é não fazer exercícios físicos com dor.

    Joelho

    Fisioterapeutas Maria Emília Mendonça e David Costa falam sobre lesões no joelho e como evitá-las

    O que é? É a maior articulação do corpo humano e está sempre sujeito a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste e envelhecimento)

     

    É composto de ossos, cartilagem, ligamentos e meniscos. Ele é dividido em duas articulações distintas: uma entre o fêmur e a tíbia chamada de fêmoro-tibial e outra entre o fêmur e a patela denominada fêmero-patelar


    Banco da bicicleta:
    – A posição correta na bicicleta, inclusive no spinning, deve ser com o banco na altura média. As pernas não podem ficar muito esticadas, nem muito dobradas. Para ajustar, fique ao lado da bicicleta e coloque o assento no nível do osso do quadril.

     


    Cuidado com saltos:
    -Não use salto alto num dia e sandália rasteirinha no outro. Essa mudança brusca altera a postura e pode provocar dores nos joelhos, caso a mulher tenha uma predisposição. O ideal é usar salto alto um dia, médio no outro e só depois a rasteirinha.

     


    Pouco amortecimento:
    Para correr, use tênis com um pouco de amortecedor. O excesso de amortecedor não é recomendado porque o impacto é necessário para fortalecer os ossos, previne e trata a osteoporose.

     

     


    Estique as pernas:
    -Ficar sentado sem movimentar as pernas é prejudicial ao joelho por que a patela pressiona a cartilagem. Estique e flexione as pernas para estimular o líquido sinovial, que lubrifica a articulação.
    Na musculação, é indispensável a orientação profissional para não sobrecarregar a região da perna com cargas muito elevadas. Não tenha pressa para ganhar músculos, pois a sobrecarga causa o envelhecimento das articulações.

    Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.

    Exercícios de agachamento com as duas pernas podem forçar o ligamento, os meniscos e os tendões e a pessoa pode desenvolver tendinopatia, uma inflamação nos tendões, degeneração na cartilagem e nos meniscos. Já a cadeira extensora pode pressionar a cartilagem e também influenciar no processo de degeneração.

    Carga muito pesada pode até provocar um corte no menisco, geralmente nos exercícios com agachamento de uma perna e depois a outra. Muitas vezes, há uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se rompem.

    Os flexores de joelho, que são exercícios para glúteos e músculos atrás das coxas, podem prejudicar os tendões ou inflamar a região posterior do joelho. Essa inflamação é provocada pelo líquido sinuvial, que tem a função de lubrificar a região.

    Outro problema que pode atingir o joelho é a artrose, que tem início com uma lesão chamada condromalacia patelar, que afeta a cartilagem entre a patela e o fêmur. É o início do desgaste da cartilagem. Essa patologia pode acontecer após exercícios feitos de forma inadequada, deficiência congênita e sobrecarga, mas também tem um fator genético – algumas pessoas nascem com a cartilagem mole, por exemplo. A condromalacia provoca dor, inchaço e limitações de movimentos.

    Esse desgaste da cartilagem é o maior problema que o sobrepeso pode causar ao joelho e, depois da condromalacia, pode avançar para a artrose, se não houver mudanças de hábito.

    Para proteger os joelhos, é importante fortalecer os músculos das pernas, do quadril, do abdômen e da lombar. Mas cuidado com esportes como futebol, tênis, vôlei e hóquei, que oferecem maior risco de lesões.

    Os médicos explicam que a lesão mais comum é causada pela mudança brusca de direção, ou seja, quando o jogador que está correndo precisa parar rapidamente para mudar de sentido. Nesse movimento, o joelho sofre uma torção e os ligamentos podem se romper. É muito comum acontecer com jogadores de futebol. Depois de rompidos, os ligamentos só são recuperados com enxerto, pois não podem ser costurado como a pele.

    Mulheres também devem tomar cuidado com sapatos. Usar um sapato baixo após um dia inteiro com salto alto força a coluna e sobrecarrega o quadril e os joelhos. O salto alto faz com que os joelhos fiquem hiperestendidos, além de prejudicar o equilíbrio do corpo.

    Os pés ajudam a equilibrar o corpo e a tirar a sobrecarga da ação da gravidade sobre os joelhos. O apoio correto e a boa mobilidade dos tornozelos é fundamental para melhorar a distribuição do peso do corpo e evitar uma sobrecarga nos joelhos já que os pés bem posicionados amortecem o peso do corpo.

    Lesões nos tendões, como a tendinite, exigem repouso e antiinflamatório porque o tendão demora a se curar. Veja abaixo o resultado da enquete feita no nosso site:

    Posted by @ 16:50

    Tags: , , , , , , ,

  • 2 Responses

    • Olá, fiz um raio X e foi detectado que já começou o processo de falta de cartilagem no joelho esquerdo,tenho 59 anos e fiz exercícios na academia por mais de 30 anos,agora estou parada há 5 meses e tenho receio de voltar e piorar ,qual o exercício mais adequado nessa situação ?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *