• Os esteróides anabolizantes são variações produzidas sinteticamente do hormônio masculino testosterona. Tanto homens como mulheres têm testosterona produzida no corpo: homens nos testículos e mulheres nos ovários e outros tecidos. O nome completo dessa classe de droga é esteróides (classe da droga) anabólicos (construtor de tecidos) androgênicos (que promove características masculinas). Alguns dos anabólicos mais usados inapropriadamente são Deca-Durabolin , Durabolin , Equipoise , e Winstrol.
    Os dois principais efeitos da testosterona são androgênicos e anabólicos. O termo androgênico refere-se às mudanças físicas sofridas pelo homem durante a puberdade no desenvolvimento da masculinidade. Efeitos androgênicos pode ser experimentados similarmente em mulheres. Essa propriedade é responsável pela maior parte dos efeitos colaterais do uso de esteróides anabolizantes. O termo anabólico refere-se à promoção do anabolismo, que é a construção de tecido, principalmente muscular, acompanhada pela promoção da síntese de proteínas.

    Esteróides anabolizantes cujo mau uso é mais comum

    O mercado ilegal de esteróides anabolizantes inclui fluoximesterona (Halotestin), metiltestosterona, nandrolona (Deca-Durabolin , Durabolin), oxandrolona (Oxandrin), oximetolona (Anadrol), testosterona, e estanozolol (Winstrol).

    O que é nandrolona ou deca durabolin

    A nandrolona é um esteróide anabolizante análogo à testosterona como efeitos androgênicos, anabólicos e estimulante da eritopoietina. Além do uso ilegal, nandrolona também é disponibilizada legalmente como Deca-Durabolin, e Durabolin, para uso médico legítimo.

    Por que há o mau uso dos esteróides anabolizantes

    Os esteróides anabolizantes são principalmente usados por bodybuilders, atletas e “viciados” em boa forma que acham que eles lhes darão vantagem competitiva e/ou melhorarão sua performance física. Esteróides anabolizantes são usados por aumentar a massa corporal magra, força e agressividade. Aqueles que abusam de esteróides anabolizantes também acreditam que eles reduzem o tempo de recuperação entre os treinamentos, o que torna possível treinar mais forte e melhorar a força e resistência. Algumas pessoas que não são atletas também usam esteróides anabolizantes para melhorar a força e massa muscular. Alguns também usam esteróides anabolizantes por acharem que os tornam mais atraentes.

    Como os esteróides anabolizantes são tomados e ciclos

    Os esteróides anabolizantes tomados sem propósitos médicos legítimos são administrados de várias formas, incluindo injeção intramuscular ou subcutânea, pela boca, implante de pequenas esferas abaixo da pele, ou pela aplicação na pele de gels ou adesivos. Pessoas que abusam de esteróides anabolizantes podem tomar desde 1 até 100 vezes as doses terapêuticas normais. Isso muitas vezes inclui a prática de tomar dois ou mais tipos de esteróides anabolizantes ao mesmo tempo. Aqueles que abusam de esteróides anabolizantes geralmente o fazem em períodos alternados de ciclos de 6 a 16 semanas, alternando períodos de altas doses com de baixas doses ou sem uso. Exemplos de esteróides anabolizantes orais são: Anadrol, (oximetolona), Oxandrina,(oxandrolona), Dianabol, (metandrostenolona) e Winstrol, (estanozolol). Alguns esteróides anabolizantes injetáveis são: Deca-Durabolin, (decanoato de nandrolona) , Durabolin, (fenpropionato de nandrolona) e Depotestosterona, (cipionato de testosterona).

    Efeitos colaterais e perigos físicos e psicológicos do uso de esteróides anabolizantes

    Os usuários de esteróides anabolizantes ficam vulneráveis a efeitos colaterais físicos e psicológicos, muitos dos quais podem ser irreversíveis. Os efeitos colaterais físicos a curto prazo do abuso de esteróides anabolizantes são bem conhecidos. Entretanto, os efeitos colaterais a longo prazo ainda não foram tão estudados.
    * Efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes em homens: calvície, desenvolvimento de seios, ereções dolorosas, diminuição dos testículos, perda da função dos testículos.
    * Efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes em mulheres: crescimento de pêlos faciais e pelo corpo, voz grossa, redução dos seios, clitóres aumentada, irregularidades menstruais.
    * Efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes tanto em homens quanto em mulheres: acne, icterícia, retenção de fluidos, crescimento interrompido em adolescentes, elevação dos níveis de colesterol ruim, diminuição do colesterol bom, alterações de humor, hostilidade, agressividade, alguns tipos de câncer.

    Dependência aos esteróides anabolizantes

    Uma parte dos usuários de esteróides anabolizantes desenvolve dependência, como evidenciado pelo uso contínuo apesar dos problemas físicos, efeitos negativos nas relações sociais, e irritabilidade. Usuários de esteróides anabolizantes podem enfrentar sintomas de abstinência como alterações no humor, fadiga, agitação e depressão. Se não tratados, alguns sintomas de depressão associados à interrupção dos esteróides anabolizantes podem persistir por anos.

    Como combater o abuso de esteróides anabolizantes

    O aspecto mais importante do combate ao abuso de esteróides anabolizantes é a educação a respeito dos efeitos colaterais. Atletas e outros devem entender que podem ter sucesso no esporte e obter um grande corpo sem esteróides anabolizantes. Eles devem focar em ter dieta apropriada, descanso, e boa saúde geral física e psicológica. Esses são os fatores que contribuem para o bom condicionamento físico. Milhões de pessoas tiveram sucesso nos esportes ou obtiveram boa aparência sem esteróides anabolizantes.

    Posted by @ 12:15

    Tags: , , ,

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *