• Dicas, dieta, metabolismo, saúde 06.06.2012

    Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) encontraram uma solução para a macarronada de domingo não pesar na consciência. É que eles desenvolveram uma massa que mistura as farinhas de trigo e banana verde – esta feita com a polpa e a casca da fruta. Assim, o alimento ganhou fibras e perdeu gorduras. “Porém, o mais importante é o alto teor de amido resistente da banana”, informa a nutricionista Lilia Zago, coordenadora do estágio em ciência de alimentos da Uerj. “Isso porque esse tipo de carboidrato é digerido pelas bactérias benfeitoras do nosso intestino, e, como resultado, são produzidas substâncias que auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade.” O melhor é que a massa do experimento pode ser feita em casa, com a farinha de banana encontrada em lojas de produtos naturais. A única diferença é que essa variedade não leva a casca. Mas pode apostar sem medo: é um bom negócio.


    Receita da massa

    Misture 125 g de farinha de trigo a 125 g de farinha de banana verde. Abra um espaço no meio da massa. Lá, coloque 3 ovos, 1 colher de café de sal e 1 colher de café de azeite.
    Com um garfo, vá incorporando os ingredientes.
    Quando o garfo não for mais útil para misturá-los, use as mãos.
    Pare quando a massa ficar completamente lisa, suave e amarelada.
    Deixe-a descansar por meia hora.
    Depois, abra-a com uma máquina ou um rolo.

    Posted by @ 18:55

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