• Aparelho de ultrassom que destroe tumores malignos

    Aparelho de ultrassom que destroe tumores malignos

    Pulsos de ondas sonoras queimam o tecido doente.

    Instituto vai pesquisar aplicação da técnica em tumores malignos em ossos.

    O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta quinta-feira (14) um serviço de ultrassom – ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar – para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto – com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética. Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.

    Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão. Segundo Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, seis mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas – tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.

    O Icesp já solicitou protocolos de pesquisa para testar a eficiência da técnica em metástases – câncer que se espalharam pelo corpo – ósseas.

    “Essa tecnologia ainda é experimental, não só no Brasil, como em outros centros do mundo”, afirma Marcos. “No caso das metástases, a aplicação seria um paliativo, mais indicada para reduzir as dores causadas pelo tumor e aumentar a qualidade de vida do paciente.”

    Como funciona

    O tratamento, no entanto, não serve para qualquer paciente. Um estudo anterior precisa ser feito para saber quem pode passar pelo ultrassom.

    “Dois fatores que são levados em conta na escolha das pacientes são o local do tumores e o tamanho deles”, explica o médico do Icesp.

    A técnica dispensa o uso de anestésicos. “As pacientes ficam conscientes durante toda a operação, recebem apenas sedativos”, explica Marcos. Segundo o médico, o procedimento não causa dor intensa. “As pacientes costumam reclamar de dores parecidas com cólicas menstruais, mas isso somente durante o exame.”

    No caso do uso da terapia contra miomas, as pacientes deitam, de bruços, em uma esteira usada comumente em exames de ressonância magnética. O aparelho de ultrassom fica logo abaixo da cintura.

    O diagnóstico por imagem permite conhecer as áreas onde estão os miomas. Após definir os pontos que serão destruídos pelo calor, os médicos começam a disparar as ondas sonoras em pequenos pontos dos tumores. Cada pulso demora apenas alguns segundos. Vários são necessários para queimar uma área inteira. Toda a operação pode levar até, no máximo, 2 horas.

    O ultrassom eleva a temperatura das células cancerígenas até 80º C.

    “Esse calor destrói qualquer tipo de célula”, diz Marcos. “A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca o que é necessário.”

    Novo laboratório

    O Icesp também inaugurou o Centro de Investigação Translacional em Oncologia – uma rede com 20 grupos de pesquisa em câncer. O espaço foi aberto em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e de Paulo Hoff, diretor do instituto.

    Com uma área de 2 mil metros quadrados, o andar no Icesp vai permitir o avanço em estudos sobre o câncer que reúnam conhecimentos de áreas diversas como a biologia molecular, epidemiologia e a engenharia genética. O custo do investimento foi de R$ 2 milhões.

    O objetivo, segundo Roger Chammas, professor de oncologia do Icesp e responsável pelo espaço, é reunir todo o conhecimento que se encontra espalhado nas frentes de pesquisa de órgãos como a USP, o Hospital A.C. Camargo e Instituto do Coração.

    Fonte: G1

     

    Posted by @ 13:24

    Tags: , , , , , ,

  • 17 Responses

    • Estou com uma sobrinha com cnnancer, um tumor na medula, ela foi mandada para casa para morrer, fase terminal. Ela tem 21 anos e disseram q não poderia retirar o tumor pois ela ficaria em estado vejetal.. por favor, entra em contato, ja enviei algum relatório para o Dr Luiz do A>C>Camargo, e posso enviar tb ai para o ICESP..
      Obrigada.

    • Senhores,

      Minha esposa tem um cisto/tumor na cabeça do pancreas e tem que fazer cirurgia. Para este caso poderia ser tratado aí no ICESP.

      Em caso positivo, solicito que me orientem como devo proceder, ja tenho todos os exames pre operatorios laudos necessários a analise e posso enviar via email para voces

      por favor se puderem me ajudar

    • Bom dia,
      O meu pai a cada dia que passa a barriga dele fica mais inchada, então foram feitos vários exames e agora foi constatado que é câncer, mas não sabem a localização, só sabem que ele esta com câncer devido ao volume de ascite encontrado, então informaram que terá que fazer uma laparoscopia, só que fico com medo, pois tem anestesia geral e ele já tem 66 anos. Este novo serviço de ultrassom não poderia resolver o caso do meu pai.
      Obrigada

    • Boa Noite gente..
      Minha mãe foi diagnosticada com cancer de figado, estou desesperada, por favor me ajudem, como faço para ela tentar esse novo tratamento? Moro no RJ, se for preciso vou p qualquer lugar…. tem uma lista de espera? como faço p me inscrever???? Por favor me deem uma orientação.. Obrigada! Fiquem com Deus

    • Ola,
      Meu pai esta com cancer no figado, gostaria de saber se o uso desse procedimento pode ser indicado para tratar dele. E se vcs tiverem , preciso de informações de como devemos proceder pois moramos no Paraná.
      Obrigado.

    • Ola,
      Estou com cancer no figado, gostaria de saber se o uso desse procedimento pode ser indicado para tratar dele. E se vcs tiverem , preciso de informações de como devemos proceder pois moramos no Paraná.
      Obrigado.

    • se ainda nao foi testado nas metastases ósseas, porque dizer que ele seria um paliativo? ele nao poderia realmente matar as celulas cancerigenas ali? gostaria de informações a respeito. obrigada.

    • Minha mãe está com um tumor de 4mm na mama esquerda. O medico disse que tem que ser operada, mas tanto o medico como nós estamos preocupados pois ela tem 81 anos. Existe outra possibilidade, como esta máquina para o caso dela?
      Obrigado, aguardo resposta.

    • BOM DIA,POR FAVOR,GOSTARIA DE SABER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ESSE NOVO MÉTODO DE TRATAMENTO DO CONCER COM METÁSTASE ÓSSEA,POIS MEU IRMÃO TEM 37 ANOS E ESTÁ COM INFILTRAÇÃO NA MEDULA E NA COLUNA CERVICAL,TORACICA E LOMBAR.O TUMOR É ORIGINÁRIO DE UM CA GÁSTRICO.CID 16.
      AGRADEÇO DESDE JÁ E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

      RENATA ADEL

    • Boa noite, minha mãe fez uma ressonancia magnética em 04/12/2015 e constou 4 nodulos em um dos pulmões, ainda não temos uma biopsia pra se saber se são cancerigenos, mas em caso afirmativo ela poderia fazer uso desta maquina para tentar a cura?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *