• saúde 11.11.2011

    Encontradas nas frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais e grãos integrais, as fibras alimentares apresentam várias propriedades para o bom funcionamento do intestino. Graças a elas, representadas por substâncias encontradas na parede celular dos vegetais (celulose, hemicelulose, pectina e legnina), pode-se aumentar o volume fecal e, com isso, o trânsito intestinal – desta forma evita-se uma série de doenças.

    As fibras apresentam também propriedades absorventes sobre os ácidos e sais biliares que, juntamente com a velocidade do trânsito intestinal, contribuem para a diminuição da absorção do colesterol, exercendo papel importante sobre o controle de seus níveis.

    No entanto, com o aparecimento dos moinhos e das novas técnicas mecânicas para descorticar os cereais e os grãos como o arroz e o trigo – alimentos básicos ao ser humano – perderam 93% da fibra. Por isso, hoje estão surgindo algumas alternativas para suplementação de fibras, indicadas principalmente à população carente que não tem acesso a produtos como cereais integrais, farinhas, pães integrais e outros alimentos. Uma delas é o uso de farelo de trigo.

    O farelo de trigo é um componente ideal para idosos, obesos, diabéticos e hipertensos.
    Pode ser implementado em frutas, no arroz e no feijão, mas apenas numa quantidade de uma colher de sopa ao dia.

    A recomendação de fibras para um adulto saudável – 25 a 30 gramas ao dia.

    As fibras tem uma função importante para quem quer emagrecer, elas dão uma sensação de saciedade por um período longo, o evita de comer compulsivamente.

    As fibras podem ser solúveis como por exemplo a aveia, ou fibras insolúveis como por exemplo a linhaça.

    No processo de digestão das fibras, as fibras solúveis se juntam com a água que bebemos, incham e formam um gel, então vem a importância de ingerir muita água para quem consome muitas fibras na dieta.

    Já as fibras insolúveis são digeridas sem sofrerem praticamente nenhuma alteração, elas são responsáveis pela sensação de saciedade, o que ajuda para quem quer emagrecer. Elas se movem pelo intestino, mas ocupando espaço. Isso faz com que a pessoa sente menos fome, e controlam os picos glicêmicos, ou seja, o açúcar da dieta é liberado mais lentamente para a corrente sanguínea e ajuda a controlar o apetite e o peso.
    As fibras ajudam muito a evitar doenças como síndrome do cólon irritável, -porque elas Influenciam na função de proteção na estrutura do intestino, preservando e melhorando sua integridade;·

    Algumas das funções das fibras alimentares são:

    – Influenciam metabolismo de carboidrato e gordura;
    – Estimulam a mastigação e a secreção da saliva e do suco gástrico;
    – Transmitim a sensação de saciedade;
    – Aumentam o volume fecal e normalizar o tempo de trânsito intestinal;
    – Retardam o esvaziamento gástrico e tornar mais lenta a digestão e a absorção de nutrientes;
    – Atuam de maneira efetiva na redução do colesterol e no metabolismo da glicose.

    Para pessoas que não têm o hábito de ingerir alimentos ricos em fibras, é recomendável que iniciem com pequenas quantidades e aumentem gradualmente até atingir os níveis recomendados (de 25 a 30g de fibras por dia), a fim de que não sintam desconforto abdominal como flatulência ou até mesmo diarréia.

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