• Uncategorized 04.04.2011

    As proteínas possuem amplas funções fisiológicas, além de ser um dos nutrientes mais importantes constituídos a partir de seus aminoácidos, uma macromolécula presente em todas as células. Há dois tipos de proteína: a vegetal e a animal. A primeira é encontrada em leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, soja e a animal em carnes bovinas, suínas, frangos, ovos e peixes.
    Os aminoácidos são divididos em duas categorias: os essenciais, que não são produzidos pelo organismo, e os não essenciais, sintetizados pelo nosso corpo. Segundo a nutricionista Ana Beatriz Barrella, as fontes de proteína animal fornecem aminoácidos de alto valor biológico e os de origem vegetal são de baixo valor biológico, pois tem uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. Em compensação, não são acompanhados de gorduras nocivas.

    No nosso organismo as proteínas desempenham algumas funções importantes. “Por exemplo, função de defesa, coagulação sanguínea, transporte, nutritivo, enzimática, estrutural, transporte de oxigênio no sangue, fontes de aminoácidos, estruturas dos tecidos, entre outros” destaca a profissional.

    As proteínas de origem vegetal quando consumidas isoladamente, não contêm todos os aminoácidos essenciais, por isso são consideradas incompletas. “Alimentando-se somente de proteína de origem vegetal, basta estar associado a um cardápio equilibrado, para conseguir atingir as necessidades nutricionais” enfatiza Ana.

    As proteínas de origem vegetal e de origem animal não se equivalem em termos nutricionais. Portanto, para ter o mesmo peso biológico, a soja para alcançar o nível de proteína de uma carne vermelha, deveria ser ingerida em maior quantidade. “Mesmo o alimento sendo de proteína de origem vegetal, pode apresentar quantidades elevadas de calorias e gorduras. Portanto deve-se ficar atento.”

    É importante ressaltar que nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários, por isso, é ideal equilibrar a alimentação com alimentos ricos em carboidratos, vitaminas, fibras, minerais e proteínas. Ao balancear a sua alimentação você está oferecendo ao seu organismo os nutrientes necessários para a sua manutenção.

    Posted by @ 18:00

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *