• A pele é o maior órgão do corpo humano, com dois metros quadrados. E, se bem tratada, pode ter uma aparência mais bonita, jovem e saudável.

    As especialistas falaram sobre a idade biológica da pele e qual o melhor tratamento para o rosto, que deve incluir a ingestão diária de cinco unidades de fruta (uma maçã, uma banana e uma fatia de melancia são uma unidade cada). Outras atitudes, como fazer atividade física, beber bastante água, usar hidratantes e proteger-se do sol, podem fazer toda a diferença.

    Nas ruas de São Paulo, a repórter Marina Araújo fez o teste da idade com quatro pessoas de várias faixas etárias. O resultado mostrou que alguns participantes aparentaram até seis anos a mais.

    O Sol é o principal inimigo do rosto e do corpo, por isso é fundamental usar sempre protetor, mesmo no inverno. Ainda que não se sinta o calor, a radiação continua agindo sobre a pele, que se refaz a cada 28 dias. Mas o DNA dela muda por causa dos raios solares, que destroem o colágeno.

    Se você ficar sob o sol por mais de 10 minutos, use protetor nas partes que ficarão expostas. Opte por um fator 30, que deve ser reaplicado a cada 4 horas ou 2 horas se suar muito ou entrar na água.

    É muito importante também passar protetor nas crianças. Cerca de 80% dos problemas de pele em adultos são decorrentes de eles terem tomado sol demais antes dos 18 anos.

    Boa parte do envelhecimento é provocada pelos radicais livres. É como se fosse uma sujeira que fica dentro do corpo. E quem faz a faxina são os antioxidantes.

    Bebida alcoólica em excesso, além do cigarro, é extremamente nociva para a saúde e o visual. Além disso, quem usa muita maquiagem deve tirá-la sempre à noite. O ideal é fazer a limpeza com sabonete líquido, passar um tônico (que pode ser chá verde morno) e, por fim, um hidratante, que deve ser retirado pela manhã.

    Alimentos que melhoram a elasticidade

    Clara de ovo: passe no rosto e deixe por 15 minutos, de preferência com a cabeça para baixo.

    Abacate: amasse-o e passe na pele. Pode usá-lo duas vezes por semana.

    Mel: tem vitamina A, que é antioxidante. Também pode ficar por 15 minutos e, se você massagear, ele é absorvido melhor. Pode aplicá-lo duas vezes por semana.

    Abóbora: bata no liquidificador o fruto cru e depois passe em uma peneira (pode coar com um pano também). Cubra o rosto com algodão embebido no líquido. É tônico e nutritivo. Se preferir fazer uma máscara, pode cozinhar a abóbora.

    Alimentos que protegem a pele

    Tomate: é rico em licopeno e mais bem absorvido se for cozido e misturado com azeite. Um molho de macarrão clássico, ao sugo, é bom para a pele.

    Frutas e legumes com cor de laranja têm vitamina C: mamão, cenoura, mexerica e laranja.

    A vitamina E também é importante para a pele. Há bastante no abacate.

    Posted by @ 09:34

    Tags: , , ,

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *