• Dicas 26.09.2011


    Ao realizar exercício, os seus músculos utilizam glicogénio como fonte de energia, até que as reservas do mesmo acabem. Restabelecendo o mesmo depois dos treinos de musculação. Aquando o exercício, nós perdemos bastante líquido, no entanto, ao contrário do glicogénio, temos que restabelecer o que perdemos durante a prática do esforço, podendo mesmo correr risco de irmos desta para melhor.

    Porque são os líquidos importantes?

    Se perdermos 5% do nosso peso corporal através da transpiração o desempenho no ginásio poderá cair até 35%, sendo isto algo a evitar a todo o custo. Assim, recomenda-se que ingiramos entre 3500 a 600ml de água 2 ou 3 horas antes do exercício aeróbico ou da musculação. Esta bebida irá evitar choques térmicos, desacelerando a perda de líquidos, aumentando a transpiração e reduzindo as probabilidades de aumento da temperatura corporal.

    Mas enquanto está a fazer o seu treino também é importante que se hidrate. Caso o exercício dure menos de 1 hora, realizar unicamente a ingestão de agua é suficiente, sendo os valores recomendados entre 150 e 200ml de água a cada 20 minutos. Caso o treino dure mais de 1 hora, poderá pensar em beber uma solução isotónica. Isto porque corpo irá perder sódio e potássio com a transpiração, além de gastar as reservas de carboidratos (açucares) para gerar energia. No entanto recorde-se: se o treino possuir como objetivo a perda de gordura, não lhe servirá de nada ingerir carboidratos.

    Após o exercício físico, é preponderante que continue a beber líquidos. Deve evitar ingerir bebidas como café, uma vez que estes produtos acabam por desidratar o corpo. Bebidas com sódio, potássio e carboidratos de alto índice glicémico podem ser uma boa opção! O sódio vai reter o líquido e ajudar contra a desidratação, o potássio vai auxiliar no equilíbrio hídrico e intramuscular e os carboidratos fornecerão energia rápida ao organismo.

    O seu corpo necessita de estar hidratado para que consiga realizar o exercício na perfeição. De forma a cumprir este requisito deve ingerir agua antes de iniciar qualquer exercício de musculação, durante e após o mesmo. Beber bebidas isotónicas deve ser algo planeado e de acordo com o seu treino.

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